Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um documento que apresenta o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento sobre o assunto selecionado, ser obrigatoriamente proveniente de uma disciplina, estudo ou afins e ser realizado sob a coordenação de um orientador (ABNT, 2011).

Além disso, o TCC é uma atividade curricular integrante do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da FAHESP/IESVAP, cuja elaboração e aprovação são condições obrigatórias para a obtenção do grau de Médico. Essa atividade consiste na sistematização do conhecimento a partir de temas específicos ou particulares da ciência médica, além de estimular a curiosidade e o espírito questionador do acadêmico, que são essenciais para o
seu desenvolvimento profissional.

O TCC tem como objetivo geral propiciar aos discentes a produção de conhecimento científico em medicina, através de um trabalho de pesquisa, normatizado metodologicamente e embasado em princípios científicos. E como objetivos específicos: dinamizar as atividades acadêmicas; possibilitar ao aluno o desenvolvimento da criatividade e da sua capacidade científica; proporcionar experiências em pesquisa e extensão; correlacionar teoria e prática e permitir a interação entre corpo docente e discente.

Dessa forma, foi elaborado um manual que tem por finalidade apresentar aos professores e alunos as normas relativas ao cadastro, elaboração, acompanhamento, orientação e avaliação do TCC dos concluintes do curso de medicina da FAHESP/IESVAP.

As normas relativas à elaboração do TCC contidas no manual estão em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujo principal objetivo é orientar a comunidade acadêmica na construção do TCC, direcionando-a para uma escrita clara, objetiva, coesa e harmônica das informações, para aplicação de uma metodologia embasada no rigor científico e para uma apresentação organizada e sistematizada do texto monográfico.

Atenciosamente,

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês