NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas

Imagem 1

Quem somos?

O Núcleo de Prática Jurídica é o centro de atividades práticas do Curso de Direito. Aqui, os acadêmicos aprendem, através de metodologias ativas, todo o exercício profissional da advocacia, além da preparação para as atividades forenses diversas, com maiores condições de empregabilidade e preparação para concursos públicos e OAB.

Somos uma equipe composta por profissionais entusiasmados com a advocacia e sobretudo com a docência, focados em preparar nossos acadêmicos para a vida prática. Para isto oportunizamos atendimento jurídico para as principais demandas judiciais, atendendo a população de Parnaíba em nossas instalações.

Documentos Institucionais

REGULAMENTO NPJ

Projeto Pedagógico do Curso de Direito

Aditivo do Protocolo de retorno as aulas presenciais 2022/1

Protocolo de retorno as aulas presenciais 2022/1

REGULAMENTO ESTÁGIO

Luiza Marcia Carvalho dos Reis

Docente / Advogada / Coordenadora do NPJ

Horário de atendimento:

segunda a sexta de 8:00 às 12:50

-----------------------------------------------------------------

Contato:

Sobre o Núcleo de Práticas Jurídicas da FAHESP / IESVAP

A prática jurídica constitui o conjunto de atividades de práticas profissionais que compõem o currículo do curso de Bacharelado em Direito, mantido pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí - FAHESP/IESVAP.  Regula-se pelas normas estabelecidas pelo Regimento Interno da Instituição, pelo regulamento e legislação aplicável, sendo que se desenvolverão no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica-NPJ.  Objetiva a integração do curso com a comunidade, atendendo, informando e encaminhando demandas judiciais provenientes de população de baixa renda, bem como oportuniza a inserção local do acadêmico do curso de Direito, colocando-o em contato com a realidade urbana e a problemática que o cerca, preparando o acadêmico para uma vida profissional, através do aprendizado na prática, desenvolvendo competências, habilidades, com pensamento digital e atitudes. Tudo que o mercado de trabalho exige no presente e no futuro.

Onde estamos instalados?

Estamos instalados no Campus do IESVAP, em uma localização privilegiada, ao lado do auditório na qual temos a opção de transformar o mesmo em um júri simulado.

A quem atende?

Estamos à disposição de toda comunidade interna e externa atendendo a público economicamente hipossuficiente, que se encontrem em necessidade de acolhimento e intervenção jurídica e judiciária nas esferas civil, penal, consumidor e outras.

Como é feito o atendimento?

Os atendimentos são feitos de forma remota e presencial, conforme as condições sanitárias, sempre por profissionais qualificados, por agendamento via contato telefônico ou visitando as instalações do NPJ.

Nossos convênios
Assinados:

01. CONVÊNIO Nº 001 - PREFEITURA DE PARNAÍBA PI
02. CONVÊNIO Nº 002 - OAB
03. CONVÊNIO Nº 003 - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSITENCIA AOS CONDENADOS
04. CONVÊNIO Nº 004 - TRIBUNAL REGIONAL TRABALHO - REGIÃO 22
05. CONVÊNIO Nº 005 - MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
06. CONVÊNIO Nº006 - PRO SOLVENDO
07. CONVÊNIO Nº 007 - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PIAUI
08. CONVÊNIO Nº 008 - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - PI
09. CONVÊNIO Nº 009 - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO
10. CONVÊNIO Nº 010 - PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITI DOS LOPES
11. CONVÊNIO Nº11 - DEFENSORIA PÚBLICA DO PIAUI
12. CONVÊNIO Nº 012 - CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE

Em andamento:

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBIO

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUI - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE PARNAÍBA - SJ PI;

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO - PGJ MA;

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ – SSP - PI;

MINISTÉIO PÚBLICO FEDERAL - MPF;

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ - TJ CE.