Apresentação

As ligas acadêmicas são um espaço dinâmico de atuação pró- ativa dos discentes em parceria com os docentes em projetos de extensão e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, na área da saúde.

A formação das ligas acadêmicas, que se caracteriza por uma iniciativa estudantil, tem como objetivo a atualização e a promoção de novos conhecimentos científicos, bem como a aquisição de novas habilidades e o trabalho em equipe. No âmbito da extensão, propõem projetos com a exposição do discente à realidade social da população com a qual convive. Isso leva à reflexão crítica sobre o modelo biomédico e sua limitações, mudanças em relação à humanização do cuidado, além do desenvolvimento da cidadania e conscientização sobre sua responsabilidade social.

A Liga Acadêmica tem por finalidade: I – complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas de áreas temáticas do conhecimento; II – estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade; III – estimular e promover o ensino e a pesquisa, servindo-lhes de campo de atividades e desenvolvimento; IV – desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças, bem como de proteção e recuperação da saúde; V – colaborar com a instituição de ensino no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais; VI – estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições, para a solução dos problemas sociais; VII – desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.

As Ligas Acadêmicas apresentam como princípios educacionais, as seguintes competências e habilidades gerais, em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação: I – Atenção à Saúde; II – Tomada de decisões; III – Comunicação; IV – Exercício da Cidadania; V – Liderança; VI – Administração e gerenciamento; VII – Educação permanente.

As Ligas Acadêmicas devem ser organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos. A diretoria normalmente é composta por professor orientador, presidente, vice-presidente e eventuais diretores que se fazem necessários para o correto e bom funcionamento do grupo. Estão vinculas à Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí – FAHESP, mantida pelo Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba por meio da institucionalização do respectivo programa de extensão, com o objetivo de aprofundar o trinômio ensino, pesquisa e extensão em uma área específica do campo científico, complementando a formação acadêmica.