
Saiba como funciona o Internato no curso de Medicina da FAHESP/IESVAP
O Internato do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí – FAHESP, constitui uma etapa curricular obrigatória da formação médica e é requisito para a colação de grau. O Estágio Curricular Obrigatório deve ser feito sob supervisão docente, em serviços próprios, conveniados ou em regime de parcerias estabelecidas por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, conforme previsto no art. 12 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com carga horária mínima de 35% (trinta e cinco por cento) da carga horária total do curso.
O Internato da FAHESP/IESVAP terá como preceito a seguinte regra em se tratando de carga horária: mínimo de 30% (trinta por cento) de sua carga horária total para o desenvolvimento de estágio em Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), máximo de 70% (setenta por cento) da carga direcionada para o desenvolvimento de aspectos essenciais das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental, em atividades eminentemente práticas.
As atividades são, obrigatoriamente, realizadas em tempo integral, com dedicação exclusiva do aluno, devendo ter frequência de 100% (cem por cento) em cada estágio do curso para ser aprovado, e participar de todas as atividades programadas. Além das práticas, desenvolvem-se atividades complementares como atividades de teorização em plataforma remota, seminários e cursos sobre atualizações conceituais, que não excedem a 20% (vinte por cento) da carga horária total do internato.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Assistência ao paciente;
- Conhecimento/formação de médicos;
- Habilidades interpessoais e de comunicação;
- Profissionalismo;
- Prática baseada em sistemas;
- Aprendizagem baseada na prática e em melhorias.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
- História clínica e exame físico;
- Diagnóstico diferencial;
- Exames complementares;
- Prescrição médica;
- Documentação da entrevista clínica do paciente;
- Apresentação oral de um caso clínico do paciente;
- Diligência clínica;
- Prestar/receber informações;
- Integração de equipe multiprofissional;
- Urgência e emergência;
- Consentimento informado;
- Procedimentos médicos básicos;
- Segurança do paciente.