A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (CoPPExI) é o órgão executivo responsável por incentivar e definir novas abordagens resultantes da investigação científica, buscando atingir um elevado padrão de excelência na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A CoPPExI tem como propósito contribuir com a formação de profissionais humanos, críticos, reflexivos, inovadores e tecnológicos, que consistem em habilidades e competências exigidas no mundo atual.

Diante disso, os cursos de graduação da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí / Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP/IESVAP) desenvolvem ações em conformidade com o tripé ensino, pesquisa e extensão que orientam o “fazer” da Educação Superior.

As atividades são desenvolvidas através de diversos programas, entre eles o de Pós-Graduação que visa contribuir com a capacitação de profissionais, o de Iniciação Científica (PIC) que junto com a Coordenação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas científicas na instituição, promovendo o engajamento dos discentes e docentes, o desenvolvimento do pensamento científico e a integração dos jovens na realidade da pesquisa a fim de acelerar a expansão, inovação e criatividade. A instituição também fomenta a realização e participação dos discentes e docentes em eventos científicos bem como a publicação das pesquisas em âmbitos nacionais e internacionais através da política de incentivo à pesquisa e da internacionalização, a fim de promover a interdisciplinaridade e a produção acadêmica.

A extensão também é realizada e corresponde aos processos educativos, culturais e científicos que articulam o ensino com a pesquisa, caracterizando-se como uma via de mão dupla pautada no desenvolvimento sustentável da comunidade e na responsabilidade social da instituição. Além disso, são desenvolvidas em parceria com as Ligas Acadêmicas e constituem atividades de enriquecimento, que promovem ampliação do universo artístico e cultural dos discentes, diversificando os espaços educacionais e contribuindo com a solução de problemas sociais relevantes da comunidade.

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês
Coordenadora da CoPPExI