Culminância dos projetos integradores populações ribeirinhas 2021

O Curso de Direito da FAHESPI/IESVAP, realizou a culminância dos Projetos Integradores, I,II e III em grande estilo. Toda a comunidade acadêmica, bem como representantes da Sociedade Civil, Secretário de Cultura municipal, Secretária da Saúde do Município e Secretário de Desenvolvimento Econômico, além dos professores orientadores, prestigiaram as atividades desenvolvidas pelos referidos Projetos que tiveram ponto focal nas comunidades ribeirinhas de Parnaíba-PI. As apresentações aconteceram no dia 02 de dezembro, de 19h às 22 e 30min.

O Projeto Integrador que compõe a Matriz Curricular do Curso, é um trabalho realizado pelos alunos, sob a orientação e supervisão de um professor. É desenvolvido ao longo de um semestre e o aluno tem a oportunidade de articular teoria e prática, buscando desenvolver produtos usando conhecimentos interdisciplinares, na produção de um bem, em favor da resolução de problemas reais no âmbito jurídico.  Após uma dinâmica de pesquisas com visitas de campo junto aos Manjubeiros, Rendeiras e Vila dos Morenos, foram identificados problemas de ordem quanto ao acesso à justiça, ao patrimônio cultural e aos bens públicos, que afligem à comunidade regional, e que ao fim do semestre, apresentam propostas de soluções.

Todo o trabalho é dividido em etapas (visita de campo, definição do tema, prototipação, etc.). A Matriz Curricular prevê o desenvolvimento de um Projeto Integrador por ano, como os temas norteadores de cada semestre. O professor facilitador de aprendizagem, auxilia os alunos na relação entre o projeto e a interdisciplinaridade das disciplinas do semestre.

Confiram os cliques da solenidade da culminância dos Projetos Integradores 2021.2.