às 11:43:00

Acolhimento do curso de Medicina 2021/2 e super calouro.

O Projeto de Acolhimento/super calouro tem como objetivo extinguir o trote violento aplicado aos discentes que ingressam no ensino superior, além de promover a interação e a solidariedade entre todos os participantes. Devido a pandemia do novo Corona Vírus, a recepção de acolhimento dos alunos do Curso de Medicina e Direito será através do modo REAR, por meio da plataforma Zoom e parcialmente presencial. Desta forma, o IESVAP se preparou para receber os novos educandos, devido a continuação da pandemia causada pela Covid-19. O evento contou com a presença de todos os alunos que ingressam nos Cursos de Medicina e Direito da FAHESP/IESVAP. 

Durante a semana foram realizadas várias atividades elaboradas e executadas pelo NAD em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Social e Acessibilidade – NRSA, NAPED, MARKETING, COPPExI, T.I e alunos da IFMSA-BRAZIL/IESVAP (Federação internacional de estudantes de Medicina). Durante o acolhimento dos dois cursos foram promovidas atividades de interação proporcionando um momento  agradável e inclusivo. No curso de medicina os alunos foram apresentados à Coordenação do curso, bem como divididos em equipes executando assim, diversas ações interativas como: TIKTOK, desafio em casa, feedback com a construção de mapa conceitual, dentre outros. Todas essas atividades fazem parte do trote solidário e da gincana do super calouro. Inicialmente foi ministrada uma pequena palestra sobre o uso da inteligência emocional. No período da tarde os alunos conheceram, de forma virtual e presencial a instituição, os docentes, as disciplinas e participaram de oficinas para a promoção do conhecimento desses estudantes. O encontro foi finalizado com feedback e a construção de mapa conceitual e a socialização da atividade. O premio foi dividido em categorias de 1º, 2º e 3º lugar, sendo o mesmo dividido entre as equipes. A ação social feita junto ao NRSA foi a arrecadação de material de higiene e roupinhas de bebês doados ao HEDA. 

No curso de Direito tivemos três noite de acolhimento que iniciaram com uma apresentação com um sanfoneiro, abertura junto a coordenação, direção acadêmica e seus docentes na área externa e sala invertida da IES, com o apoio do NAD, tour pelos setores da faculdade, aula de degustação com Word café com a participação do C.A de Direito e convidados.

A semana de acolhimento nos mostrou a importância do processo de socialização dos alunos junto a IES. As ações foram bem recebidas pelos discentes, proporcionando assim uma boa receptividade dos mesmos junto a equipe de acolhimento. Vale ressaltar que, o acolhimento busca estar compatível as competências o grupo, como encantamento, brilho nos olhos, entre outros. A equipe reforçou que sempre está a disposição dos discentes nessa inicio da jornada acadêmica.


Fonte: