PROFESSOR DA FAHESP/IESVAP É MEMBRO DA AGÊNCIA INTERUNIVERSITÁRIA DO MERCOSUL.

Nesta sexta-feira (14), representantes de diversas instituições universitárias e órgãos governamentais dos países integrantes do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina), se reuniram virtualmente para discutir sobre o papel das universidades e institutos para o desenvolvimento do Mercosul e iniciar a construção de uma agenda comum para a implementação de ações efetivas.

O professor Doutor Nelson Ferreira Marques Júnior, representando a FAHESP/IESVAP, participou como um dos representantes do Brasil da agência interuniversitaria de pesquisa no Mercosul. Esse é um grupo coordenado pelo pesquisador Mariano Pauluk da Universidade Nacional de Quilmes. Estão presentes pesquisadores de 4 países: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. No Brasil, algumas universidades estão presentes e desde o dia 14 de maio entrei oficialmente no grupo levando o nome da iesvap.

Benefícios dessa parceria no formato de agência/rede é uma maior desenvoltura nos intercâmbios de professores e alunos, vinculação a projetos transnacionais, maior facilidade para capitação de recursos internacionais para pesquisa e facilitação para novas patentes e troca de tecnologias.

As instituições que participam da rede são:

MERCOSUR
Instituto Social del MERCOSUR

Dirección Nacional de Control de Fronteras e Hidrovías;
Universidad Nacional de Avellaneda - UNDAV;
Universidad Nacional del Nordeste - UNNE;
Universidad Nacional de Quilmes - UNQ;
Instituto Misionero de Estudios Superiores - IMES;

BRASIL
Universidad Estatal del Oeste de Paraná (UNIOESTE);
Universidad Federal de la Integración Latino Americana (UNILA);
Universidad Federal de la Pampa (UNIPAMPA);
Universidad Federal de Río Grande del Sul - (UFRGS);
Universidad Federal de Rio de Janeiro (UFRJ);
Instituto de Educación Superior del Valle de Parnaíba (IESVAP);
Instituto Federal Farroupilha (IFFar);

URUGUAY
Centro de Entrenamiento para la Integración Regional (CEFIR);
Universidade Católica do Uruguay (UCU);
Universidade de la República (UDELAR)

PARAGUAY
Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE);
Universidad Nacional de Itapúa (UNI).

Imagem: Reunião Virtual com representantes de instituições universitárias e agências governamentais.