Prefeitura de Buriti dos Lopes-PI firma parceria com a FAHESP/IESVAP

No dia 30/04/2021 aconteceu mais um encontro entre gestores, representantes do município de Buriti dos Lopes-PI e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí- SESAPI, com o objetivo de reafirmar a parceria institucional e educacional. A reunião ocorreu na sede da faculdade de medicina e contou com a participação de José Francisco Pereira de Castro, diretor geral da FAHESP/IESVAP, bem como, o prefeito de Buriti dos Lopes, Junior Percy, e seu assessor jurídico, Alexandre Nogueira. Representando a SESAPI esteve presente o advogado  Igor F. Cruz, assessor do secretário estadual de saúde Florentino Neto.

Durante a reunião, o prefeito de Buriti dos Lopes Junior Percy apresentou o interesse do seu município em abrir o campo de estágio e internato para os alunos de medicina da FAHESP/IESVAP nas unidades básicas de saúde (UBS). Na ocasião, o prefeito apresentou o projeto de reabertura do hospital municipal juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí- SESAPI.  O diretor  José Francisco Pereira de Castro ressaltou sobre os benefícios da parceria entre o curso de medicina da FAHESP/IESVAP e as secretarias municipais de saúde, assim como outros municípios parceiros vêm contribuindo de forma significativa no crescimento da qualidade de vida da população local e regional por meio da inserção dos estudantes na rede do SUS.  Essa parceria consolida a formação médica em consonância com as diretrizes curriculares do curso e o compromisso social que temos em formar profissionais capazes de atender às necessidades da população que envolve a Planície Litorânea.

NOSSA HISTORIA

O Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP) acreditou na criação de uma Faculdade que pudesse auxiliar a melhoria da oferta em Educação Superior no interior do Estado do Piauí, tendo escolhido a cidade de Parnaíba por ser a principal cidade do interior deste Estado.

A implantação desta Unidade em Parnaíba refere-se ao projeto nacional de expansão universitária e tem como mentor, o Senhor Professor Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que usufruindo das competências adquiridas para atender as demandas básicas da região com a mesma qualidade e responsabilidade com a Educação Superior e, consequentemente, com a sociedade do Vale do Parnaíba.

A escolha da região coaduna com o papel social da Instituição, que escolheu a região do Vale do Parnaíba para contribuir com a elevação dos índices de desenvolvimento humano do Estado do Piauí. A FAHESP, portanto, pretendem se integrar às políticas públicas para o enfrentamento da pobreza e contribuir, assim, para a melhoria dos indicadores sociais, particularmente educacionais e de saúde do Vale do Parnaíba.

SOBRE O GRUPO NA QUAL PERTENCEMOS AFYA EDUCACIONAL

A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.303) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são 30 cursos, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.

O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.

A Afya é o maior grupo de educação médica do país em número de vagas de Medicina autorizadas pelo MEC (2.303 vagas) e também no número de alunos de Medicina matriculados;

A Afya se relaciona com o profissional médico em todas as fases da carreira: desde o início da faculdade, passando pela prova de residência médica, pós-graduação médica e diversas outras especializações.

Em 2020 a Afya entrou no segmento de “healthtechs”: apps e serviços de suporte à gestão de consultórios e da rotina do médico de uma maneira geral. A Afya  comprou os apps Pebmed, iClinic e Medphone.

Mais informações em https://www.afya.com.br/  e  https://ir.afya.com.br/