Semana de Desenvolvimento Docente da FAHESP/IESVAP

Confira todos os detalhes.

Na última semana, de 25 a 29/01/2021 aconteceu a Semana de Desenvolvimento Docente 2021.1 da FAHESP/IESVAP, com a temática “Redescobrindo caminhos e possibilidades na docência. Vamos caminhar juntos?”. A programação, realizada de maneira remota, teve como objetivo promover encontros de formação continuada docente, permitindo a discussão, reflexão e troca de experiências diante dos desafios atuais da educação. O convite foi para que, juntos, possamos conectar diferentes contextos e descobrirmos novas possibilidades da docência.

No primeiro dia, o uso da inteligência emocional e o autoconhecimento foram os temas abordados na conferência de abertura pelo psicólogo da IES, Demétrio Beltrão. Ao longo da semana, a programação foi pensada para promover momentos específicos para cada um dos cursos e oficinas comuns com temáticas transversais ao Direito e Medicina.  Um dos grandes destaques da programação desse semestre, foi a participação de alunos da IFMSA, tendo como representantes da nossa IES os alunos Guilherme Araújo e Tamara Bosse que ministraram uma oficina sobre Letramento em Saúde.

O evento foi conduzido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), representado pela coordenadora, professora Vanessa Meneses de Brito Campelo e a pedagoga Maria Célia Melo, que realizaram a abertura. O momento contou com a participação especial da Direção Acadêmica da IES, profª Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos e do gerente Pedagógico da Afya, professor Me. Denny José Almeida Costa.

A professora Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos destacou sobre como os docentes trabalham juntos para vencer os desafios e de como é importante, como IES, cuidarmos do professor, que é quem cuida de forma direta do principal valor, que são os alunos. Na ocasião, a diretora acadêmica apresentou a nova equipe de membros do NAPED para o semestre que se inicia. E trouxe uma importante fala para toda a equipe de docentes: “Que a nossa maior motivação em estarmos aqui, seja realmente trazermos qualidade de ensino para os nosso alunos. E que nesse propósito, a gente sempre lembre que os alunos estarão na expectativa de que possamos entregar o nosso melhor. E que possamos caminhar juntos durante esse ano de 2021”.

Durante os dias de programação, tivemos também a participação do professor convidado, Flávio Figueiredo (FASAMOC), que falou sobre Construção da aprendizagem por meio do planejamento reverso. Para conferir todas as oficinas que aconteceram durante a Semana de Desenvolvimento Docente 2021.1.

Acesse a programação completa abaixo.