PROJETOS INTEGRADORES VOLTADOS PARA A POPULACAO RIBEIRINHA DO MUNICIPIO DE PARNAÍBA 2021/2

Projeto Integrador I.2021

Acesso à Justiça– POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DE PARNAÍBA. Esta iniciativa visa promover a integração entre os vários ramos do Direito, associando às disciplinas afins, realizado por alunos do 2º Período do curso de Direito. Objetivos: Despertar o interesse dos acadêmicos para o desenvolvimento da pesquisa; valorizar os fenômenos jurídicos e sociais; estimular o trabalho em equipe; promover uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania. Os acadêmicos de Direito irão até as populações ribeirinhas de Parnaíba e redondezas, trabalhando principalmente com os pescadores, para, dentre outros objetivos, levar informações jurídicas relevantes através de oficinas à fim de tirar as dúvidas sobre diversos assuntos como por exemplo o seguro pesca, além disso haverá roda de conversas para as mulheres dos pescadores e uma Ação Social com as crianças, abrangendo assim toda a comunidade.

Projeto Integrador II.2021

Projeto desenvolvido pelos alunos do 4° Período de Direito da FAHESP/IESVAP, direcionado a População Ribeirinha da Parnaíba-Pi. Dentre outros objetivos, vem buscar a valorização cultural e auxiliar as populações ribeirinhas do Delta do Parnaíba e redondezas, trabalhando principalmente com a população da Vila dos Morenos e com as Rendeiras. Para este fim, buscaremos realizar estudos históricos, acompanhamento pessoal e outros meios de acesso à justiça a fim de colocar em evidência o caso das Rendeiras e dos Morenos. Os produtos elaborados por essas comunidades exigem esforços e tempo significativo, muitas vezes não tendo seu valor reconhecido. Em um segundo momento, este Projeto Integrador pretende repassar o que for possível de material produzido para essas populações a fim de que possam continuar a se beneficiar dos frutos desse trabalho que será construído e realizado em torno deles, pois a intenção principal é que tal projeto não dê apenas frutos meramente temporários.

Projeto Integrador III.2021

Traz como Tema a Proteção dos Bens Públicos - Populações Ribeirinhas do Delta do Parnaíba, trata-se de um projeto de extensão realizado pelos alunos do 6° Período de Direito da FAHESP/IESVAP para, dentre outros objetivos, buscar o entendimento de proteção dos bens e auxiliar as populações ribeirinhas do Delta do Parnaíba e redondezas a entender suas situações. Para este fim, buscaremos realizar estudos jurídicos, pesquisa de campo e produzir um documento audiovisual a fim de que possam continuar a se beneficiar dos frutos desse trabalho que será construído e realizado em torno deles, dando visibilidade a dinâmica dos pescadores e seus produtos. Visto que a intenção principal é que tal projeto não dê apenas frutos meramente temporários.

Vamos conferir aqui e agora!