Audiência Cível de Instrução e Julgamento Simulado

O IESVAP, seguindo sua prática em Metodologias Ativas, realizou em 30 de outubro de 2021 uma simulação de Audiência Cível de Instrução e Julgamento. A professora Luíza Márcia mediou o evento de acordo com a ementa da Disciplina de Direito Processual Civil II. A participação dos acadêmicos matriculados no 4º período do Curso de Direito foi fundamental para o sucesso da atividade. Com o objetivo de compreender a produção e análise de provas no decorrer de uma audiência judicial.
Com essa prática o aluno é levado a estudar, debater, tomar decisões, exercitar a expressão, o raciocínio lógico e desenvolver o senso crítico.
O grande desafio é envolver o aluno nas atividades da sala de aula e excluir a postura passiva tão presente no cotidiano. Nesse sentido, esta IES utiliza atividades pertinentes ligadas ao dia a dia do profissional do Direito.
As atividades simuladas aprofundam os temas despertando no indivíduo a pesquisa, a coerência entre o tema e o contexto, apresentando argumentos a favor ou contra às questões levantadas. Assim, habilidades de comunicação são desenvolvidas e projetadas nesse contexto revelando a maestria dos grupos envolvidos.
Participaram como autores dessa simulação os acadêmicos Rafael Bezerra Nascimento Santos como Juiz, Luana Cardoso Castro Melo como Assessora do Juiz, Orlando Filho como Promotor de justiça, Ana Adília Araújo dos Santos como Advogada da autora, Ivana Gabrielle Siqueira de Souza como Advogada Réu, Davylla Freitas, como autora, Pedro Alves Galeno, como réu, Mônika Karoline, testemunha do réu e João Victor, testemunha da autora.