Acolhimento dos Calouros 2020.2

Cursos De Medicina e Direito do IESVAP

Durante a semana do dia 10/08/2020 a FAHESP/IESVAP recepcionou seus novos alunos, integrantes dos cursos de Medicina e Direito, através do NAP e uma equipe de acolhimento composta pelo NRSA, colaboradores voluntários e alunos veteranos (IFMSA, CA, ATLÉTICA e LIGAS ACADÊMICAS), por meio do projeto SUPERCALOUROS, que visa extinguir o trote violento aplicado aos discentes que ingressam no ensino superior, além de promover a interação e a solidariedade dos participantes.

O SUPERCALOUROS, é um momento de integração e interação dos novatos com os veteranos, onde ocorre o estreitamento das relações interpessoais através de atividades como a GINCOMED e o JOGO DO MILHÃO entres os alunos do curso de medicina e o JOGO DO LIVRÃO entre os alunos do curso de Direito.

A semana do Curso de Direito foi regada de um caloroso de acolhimento com todos os alunos do Curso, incrementada por várias atividades que promoveram a recepção dos novos alunos. Na abertura do evento, as boas-vindas da coordenadora Maria da Graça aos neófitos, foi de muita eloquência, acompanhada das boas-vindas da direção acadêmica.

A recepção dos alunos do Curso de Direito foi abrilhantada com uma palestra motivacional voltada para o Curso de Direito, depoimentos de alunos veteranos a respeito da escolha da profissão, bem como sobre a metodologia adotada na Instituição. Por fim, ocorreu uma dinâmica de interação, para que todos se conhecessem e pudessem interatuar em grupos, a apresentação da Atlética Anistia, culminando com o JOGO DO LIVRÃO.

Durante a semana de acolhimento do Curso de Medicina, os alunos foram recepcionados pela coordenação de curso e direção acadêmica, conheceram a grade curricular, além de participarem, junto com seus pais de uma sessão de APG, com a finalidade de compreenderem o método de ensino ativo utilizado pelo IESVAP.

No decorrer dos dias, os colaboradores voluntários, ajudaram nas atividades decorrentes da GINCOMED, principalmente no que se referiu à parceria com o Núcleo de Responsabilidade Social Acessibilidade/Inclusão (NRSA), visto que neste ano a GINCOMED tinha como uma de suas provas, a aquisição de cestas básicas para doação à uma instituição de caridade do município de Parnaíba. O resultado da prova de ação social culminou na arrecadação de 67 cestas básicas, que foram doadas à comunidade Monte Moriá, instituição que trabalha com dependentes químicos.

Na gincana, os discentes foram divididos em equipes executando assim, diversas ações interativas como: Vamos stalkear, TIKTOK, confecção de troféus, jogo do milhão, desafio em casa durante a pandemia, dentre outros.

Foi uma semana intensa, cheia de aprendizados, reconhecimento da área interna do IESVAP, através de um tour virtual. Esse passeio encantou aos pais e alunos que conhecerem a estrutura de salas de aula e laboratórios que compões a estrutura física da faculdade.

Vale ressaltar que devido à Pandemia, todos os eventos da semana do SUPERCALOUROS 2020.2, ocorreram de maneira remota, através da plataforma ZOOM e do CANVAS.

Acolhimento Direito

Acolhimento Medicina