TRIBUNAL DE JÚRI "Virtual"

Na última quinta feira a turma do 4º período de Direito Penal, turma nacional, realizou-se a sessão do Tribunal do Júri simulado, em formato virtual. A disciplina é ministrada pelo Prof. Marcos Reis, do Unitpac/TO e a atividade contou como avaliação para a turma.

O júri simulado, é um jogo em que os alunos são separados em grupos a favor, contra e juízes, e há uma discussão sobre um determinado tópico ou questão. O professor pode assumir uma dessas funções ou atuar como mediador, o que é mais comum. Nesse papel, o professor organiza e estrutura as contribuições dos grupos. As atividades de júri simulado possibilitam o aprofundamento em determinados temas, visto que os alunos devem pesquisar e estabelecer relações entre assuntos e contextos para apresentar argumentos a favor ou contra a questão apresentada. Essa atividade permite o desenvolvimento de habilidades argumentativas, já que objetiva a discussão, e assim, demanda que os estudantes exponham seus argumentos e refutem os argumentos do grupo rival (VIEIRA et. al., 2014).

Na ocasião, fizeram-se presentes a Profa. Maria da Graça, coordenadora do Curso de Direito do IESVAP e o advogado Sheyder Asfóra, presidente nacional da ABRACRIM- Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas uma instituição que foi fundada em Curitiba no dia 17 de setembro de 1993 por ocasião do “ I Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas”. O evento foi registrado integralmente pela Editora Revista dos Tribunais, no livro “Os Criminalistas – Anais do Primeiro Encontro Brasileiro”. (https://www.abracrim.adv.br/)