Alunos do IESVAP visitam Escolas Municipais de Parnaíba

Os discentes do 3ª período do curso de Medicina da FAHESP/IESVAP realizaram  visitas à Escolas Municipais  de Parnaíba durante as aulas práticas do módulo de saúde do Adolescente da disciplina de Medicina da Família e Comunidade  sob a supervisão da professora Joara Gonçalves.

A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com Adolescentes na faixa etária entre 12-16 anos de idade promovendo promoção e prevenção em saúde  facilitando a compreensão dos aspectos relacionados à mudanças ocorridas na puberdade. Além de apresentar orientações e educação em saúde.

Durante a visita os alunos desenvolveram atividades educativas por meio de um bate-papo descontraído os adolescentes . Assim,  Abordagem foi feita por meio de uma roda de conversa orientada e seguida pela utilização da Caderneta de Saúde do Adolescente como instrumento de acompanhar o crescimento e desenvolvimento nesse ciclo de vida. Ademais, os discentes sanaram dúvidas dos adolescentes, acerca de mudanças comportamentais, sexuais e culturais.

Espera-se com o desenvolvimento destas atividades que os Jovens compreendam a importância da prevenção e do auto-cuidado para que possam aprender e disseminar o conhecimento adquirido. Portanto, a visita também possibilitou uma experiência bastante construtiva na formação profissional dos discentes, permitindo aliar o conhecimento teórico da Saúde do Adolescente e as implicações de promoção e prevenção na saúde individual e coletiva dos adolescentes.

FEEDBACK DO DISCENTE:

“A experiência vivida na Escola Antonio Seligman, foi de suma importância para a vivência acadêmica na disciplina de Med FAM. Pois podemos ter um maior contato com esse jovens sabendo dessa forma suas dúvidas,  perspectivas e desafios quanto à fase da puberdade. Ademais pudemos ainda promover promoção em saúde e prevenção de possíveis agravos. Nós discentes e a comunidade em geral só temos  a ganhar com experiências assim.”

Ana Carla Cisne; Acadêmica do 3ª período do curso de Medicina