Alunos do 2º período de Medicina desenvolvem atividades APAE de Parnaíba

Durante os dias 06, 09 e 28 de Março de 2018 os discentes do 2ª período do curso de Medicina da FAHESP/IESVAP realizaram uma visita técnica à APAE de Parnaíba sob a supervisão da professora Tereza Garcês como requisito da disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados II - Genética e Embriologia.
A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com portadores de síndromes genéticas, entre elas a Síndrome de Down, facilitando a compreensão dos aspectos relacionados à citogenética clínica. Além de apresentar as instalações e o funcionamento da instituição, bem como promover educação em saúde.

Durante a visita os alunos desenvolveram atividades educativas sobre diversos temas, entre eles: A importância da higienização das mãos e da higienização bucal, além do combate ao Aedes aegypti na prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya. Estas foram desenvolvidas com base nas metodologias ativas, utilizando como ferramentas o teatro, paródia e jogos educativos. Além disso, também foram realizadas atividades como dança e brincadeiras que estimulam a psicomotricidade. Ao final foram distribuídos kits odontológicos para as crianças e foram doados brinquedos, livros infantis e jogos didáticos à instituição.

Espera-se com o desenvolvimento destas atividades que os alunos da APAE compreendam a importância da prevenção e que possam compartilhar em suas residências o conhecimento adquirido. Dessa forma, a visita também possibilitou uma experiência bastante construtiva na formação profissional dos discentes, permitindo aliar o conhecimento teórico da genética a implicações da prática clínica e auxiliar no reconhecimento dos fenótipos relacionados às diversas síndromes genéticas. Além disso, tratou-se de uma ação voltada à comunidade, onde foram realizadas atividades de promoção e prevenção baseadas nos princípios da humanização da atenção em saúde, estimulando o cuidado com o próximo.