Alunos do IESVAP desenvolvem atividades na APAE Parnaíba

Durante os dias 24, 28 e 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2017 os discentes do 2ª período do curso de Medicina da FAHESP/IESVAP realizaram uma visita técnica à APAE de Parnaíba como requisito da disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados II - Genética e Embriologia sob a supervisão da professora Tereza Garcês.

A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com os pacientes que apresentam síndromes genéticas, entre elas a síndrome de Down, facilitando a compreensão dos aspectos relacionados a citogenética clínica. Além disso, apresentar as instalações e o funcionamento da instituição, bem como promover educação em saúde.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atividades educativas sobre diversos temas com as crianças, entre eles: A importância da higienização das mãos e dos alimentos na prevenção contra as parasitoses, bem como a higienização bucal e o combate ao Aedes aegypti na prevenção das arboviroses. Estas foram desenvolvidas com base nas metodologias ativas, utilizando como ferramentas o teatro, paródia e jogos educativos. Além disso, também foram realizadas atividades como dança e brincadeiras que estimulam a psicomotricidade. Ao final foram distribuídos kits odontológicos para as crianças e foram doados brinquedos, livros infantis e jogos didáticos à instituição.

Espera-se com o desenvolvimento destas atividades que os alunos da APAE compreendam a importância da prevenção e que possam compartilhar em suas residências o conhecimento adquirido. Dessa forma, a visita técnica proporcionou aos alunos a oportunidade de aliarem o conhecimento teórico-prático, tornando o aprendizado mais dinâmico e motivador. Além de promover o envolvimento com a comunidade, auxiliando na formação humanística e estimulando o cuidado com o próximo.